27 de março de 2011

Cocktail


Há tempos eu tenho pensado em escrever sobre como surgiu o nome coquetel para as bebidas que conto as histórias, em conversa com minha amiga de Cuiabá a bartender Helen Basso, proprietária da Enjoy Drinks, dei a missão de escrever um texto para mim.
Então dando continuidades sobre as novidades de 2011 no Blog, sempre que possivel convidarei algum ou alguma Bartender para escrever no Dicas de Bar, sem mais delongas:

Histórias dos Cocktails
Quero apresentar 3 prováveis histórias para o surgimento dos coquetéis. A primeira mais detalhada e mais conhecida, parece papo de bar. Engraçada, pode até parece piada, mas tem grandes chances de ser verdade.
A história fala de um Irlandês chamado de Flanagan que em 1779 abriu uma taberna em Georgetown, uma pequena cidade da Virgínia. Flanagan contava com a ajuda de sua filha chamada de Betsy. No local eles serviam bebidas misturadas e as chamavam de Bracer, o que significa, estimulante e revigorante. Havia, porém, um desentendimento entre o Sr. Flanagan, e seu vizinho. O vizinho reclamava dos barulhos noturnos dos clientes da taberna e os clientes da taberna reclamavam que o vizinho tinha galos que faziam muitos barulhos matutinos que os impedia de dormirem. Assim foram anos até que numa das noites nessa taberna os galos foram sacrificados. Com isso Betsy teve uma idéia, decorar os Bracers com as penas dos rabos dos galos sacrificados. Todos gostaram da idéia e os clientes começaram a pedir outros “Cocktails” e a festa se seguiu. Depois dessa festa, os até então conhecidos Bracers o Sr. Flanagam tornaram-se Cocktail. Vale ressaltar que a palavra Cocktail significa Cock (galo) e Tail (rabo) ou seja, rabo de galo.
Porém já encontrei em minha pesquisas outras duas opções, uma relacionada as brigas de galos onde as penas dos rabos das aves era usadas para mexer os coquetéis dos apostadores. Essas competições aconteciam na região do Mississipi, ou poderia ser no Golfo do México e os competidores eram marinheiros ingleses. Há uma versão mais romântica dessa história, onde o primeiro coquetel teria sido inventado em homenagem á uma linda garota mexicana chamada Coctel.

Resumindo, não restam dúvidas que as histórias sobre os coquetéis são duvidosas, então se você souber de outra, mande no meu e-mail ou no e-mail do Rafa. Dê sua dica.

Anota ai:
hbasso2007@hotmail.com
rafael@rafaelbar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário